Sítio arqueológico com pedras e fragmentos cerâmicos seculares é identificado no Maranhão
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Sítio arqueológico com artefatos seculares é identificado em Bequimão (MA)
Divulgação/Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) identificou, nesta quarta-feira (1º), um novo sítio arqueológico localizado na comunidade quilombola Boa Vista, em Bequimão, cidade a 76 km de São Luís.
O sítio foi batizado de Sambaqui de Boa Vista e concentra sambaquis formado por conchas, ossos e outros vestígios de populações antigas que habitaram a área. Foram encontrados artefatos de pedra, fragmentos cerâmicos e uma grande quantidade de objetos que comprovam a ocupação humana no território.
🔎 Sambaquis são montes de terra que contam com conchas, restos de fauna e flora acumulados ao longo de milhares de anos por grupos pré-históricos que habitavam a costa brasileira.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Foram encontrados artefatos de pedra, fragmentos cerâmicos e uma grande quantidade de objetos que comprovam a ocupação humana no território.
Divulgação/Iphan
A área fica localizada dentro um território que concentra as terras da família de Raul Rodrigues Souza que, segundo o Iphan, ao longo dos anos vem se dedicando a preservação do sítio arqueológico, que mesmo sem formação específica, preserva os materiais encontrados e reconhece a importância para a memória local.
A descoberta foi feita pelo arqueólogo Cleberson Carlos, da Superintendência do Iphan no Maranhão, durante uma fiscalização na área. Para o arqueólogo, o achado fortalece a identidade cultural da comunidade e de toda a região.
“Esse achado é um ganho para a história da região, pois reafirma a importância da ocupação humana no território e valoriza o patrimônio cultural de uma comunidade quilombola que sempre preservou seu espaço. Além disso, trata-se de um dos sítios mais bem preservados que já tive a oportunidade de identificar”, afirmou o arqueólogo.
Sítio arqueológico foi chamado de Sambaqui da Boa Vista
Divulgação/Iphan
Após a descoberta, o Sambaqui da Boa Vista foi catalogado e a partir de agora, o município de Bequimão passa a integrar o mapa arqueológico do Maranhão.
De acordo com o Iphan, com isso, será possível ampliar os estudos e conhecimento sobre a presença e a resistência de populações tradicionais no estado, revelando informações sobre os modos de vida, as técnicas de produção e as relações sociais das populações que habitaram o território há séculos.
Veja também:
Mais de 40 esqueletos e 100 mil peças arqueológicas são encontrados em obra em São Luís
Em janeiro de 2024, 43 esqueletos humanos foram encontrados nas escavações de uma obra no bairro Vicente Fialho, em São Luís, onde a construtora MRV está erguendo condomínios residenciais do programa federal de habitação Minha Casa Minha Vida.
Além das ossadas, o trabalho de pesquisa e escavação arqueológica, realizado pela empresa W Lage Arqueologia e coordenado pelo arqueólogo Wellington Lage, descobriu um número enorme de peças de valor histórico: são cerca de 100 mil fragmentos, entre cerâmicas, materiais líticos (ferramentas de pedra), carvão, ossos e conchas decoradas. Veja mais informações no vídeo acima.