Estação Brás da CPTM recebe campanha contra a osteoporose nesta segunda-feira (20)

  • 20/10/2025

Estação Brás da CPTM recebe campanha contra a osteoporose nesta segunda-feira (20)
Na segunda-feira (20/10), a estação Brás da CPTM recebe uma ação de saúde para conscientização sobre a osteoporose, uma condição de risco à qualidade de vida adulta, especialmente nos idosos, que enfraquece os ossos.A ação ocorre para marcar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, celebrado no dia 20/10. A iniciativa, em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), vai oferecer aos passageiros testes gratuitos de calcâneo e avaliações de risco de fraturas com a ferramenta FRAX.Os profissionais no local também vão prestar orientações gerais sobre como manter a saúde dos ossos e músculos, os riscos da doença e soluções para prevenir ou reduzir seu impacto.

O teste do calcâneo é um exame utilizado para avaliar a densidade óssea e a qualidade do osso calcâneo (osso do calcanhar). Ele é comumente realizado com um aparelho de ultrassom, que mede a densidade e qualidade óssea e pode ser utilizado como um método simples e não invasivo para avaliar a saúde óssea.

Já o teste FRAX é uma ferramenta em forma de questionário utilizada pelos médicos para avaliar o risco de fratura nos próximos 10 anos de uma pessoa com osteoporose ou osteopenia.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Sobre a ABRASSO
A ABRASSO, Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da Saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino, a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público em geral.

Serviço
Ação de saúde em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Osteoporose
Data: Segunda-feira (20/10)
Local: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Horário: das 9h às 16h


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes